7.3.08

Penteando o Cabelo da Barbie. (Por. Robson Canto.)

Eu tenho um amigo... Na verdade é um primo.
Como eu sei que ele não vai ler esse texto, devido ele morar em Pernambuco numa cidadezinha chamada Bom Jardim. Uma cidade bonita quente e abafada. Que eu já tive o prazer de estar nessa cidade. Fiz coisas boas como beijar na boca de uma mocinha muito simpática, generosa e a maior das virtudes sabia beijar. Bom voltando ao meu primo, quando ele tinha dezoito anos, ficou apaixonadíssimo por uma menina de quatorze anos. Como as pessoas desses lugares são muito conservadoras, foram contra o romance dos dois. E foram proibidos de se verem. Tudo isso, parece uma história de Aluízio de Azevedo ou Machado de Assis. Certo dia, já não cabendo dentro de si de tanta saudade da amada, meu primo não resistiu e ligou para ela.
- Oi!
- Oi!
- Tô com saudade!
- Também tô!
- Seus pais estão aí?
- Só mãínha, mas ela tá lá fora aguando as plantas!
- Quando eu vou te ver?
- Só na escola quando a gente voltar de férias!
- O que, que você estava fazendo? -
Penteando o cabelo da Barbie.
- Hã?
- Penteando minha boneca Barbie!
- Serio?
- É!
- Tá bom então! Tchau depois eu te ligo (Essa foi à última ligação dele).
- Tchau!

Meu primo ficou alguns instantes olhando para o telefone e pensou: “Eu sou um verme...! A menina ainda brinca de boneca!” Dias depois ele me ligou falando do acontecido. E isso já faz mais de dez anos, e sempre que a gente conversa eu digo pra ele “Vê se num vai ficar ‘penteando o cabelo da Barbie!’” Resumindo tudo isso: Leia um livro. Ouça uma música Tim Maia, Z´África, Cassiano, Sabotage, Cássia Eller, Negredo, Lenine, Gog, Bezerra e PeriAfricania. Vá mais a teatros, museus, sebos bibliotecas e livrarias. Faça cursos. Ande pelas ruas da sua cidade, conheça seus contemporâneos, faça amizade. Por que a vida é só uma. Não fiquem parados penteando o cabelo da Barbie.

Robson Canto é escritor, e não gosta da Barbie.

Nenhum comentário: