4.3.08

FARC


Criticada pelo governo americano, e por muitas pessoas pelo mundo. As Farc é um exército que defende interesses do povo Colombiano pobre. Mas eu Renato Vital ainda acredito na revolução armada de livros, mesmo assim também acredito nas Farc. Veja mais sobre as Farc logo abaixo:
Farc
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo (em castelhano Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), conhecidas pelos acrônimos FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, que opera mediante uso de métodos de táticas terroristas.
Foi criada em 1964 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano, sendo considerada pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos e pela União Européia, entre outros, como uma organização terrorista por suas ações não apenas contra o governo, mas também contra civis e infra-estruturas.
Com cerca de doze a dezoito mil membros (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade), as FARC-EP estão presentes em 35-40% do território colombiano, especialmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes.
Ações

Tropas

As FARC são classificadas como uma organização terrorista por países da União Européia e os Estados Unidos da América.
As FARC autoproclamaram-se uma organização político-militar marxista-leninista de inspiração bolivariana .A organização proclama representar a população rural contra as classes dominantes abastadas da Colômbia e se opõe à colonização neoliberal do Estados Unidos na Colômbia (particularmente o Plano Colômbia), privatização, expropriação de recursos naturais, corporações multinacionais e grupos paramilitares, porém sobrevivem da venda de cocaína e de seu tráfico. As FARC argumentam que esses objetivos motivam os esforços do grupo pela tomada do poder na Colômbia através de uma revolução armada. Segundo os EUA, as FARC obtêm financiamento através de extorsões, seqüestros e tráfico de drogas .


Soldados

Seqüestros
Pesquisas de opinião pública indicam que as FARC possuem 93% de rejeição na Colômbia. O motivo de tal antipatia, supõe-se, é devido ao fato de as FARC terem seqüestrado seis mil pessoas nos últimos dez anos, mantendo-os em condições sub-humanas. No final de 2007 o grupo tinha perto de oitocentos reféns em cativeiro.

Soldados adolescentes

As FARC são acusadas de recrutar adolescentes como soldados. A Human Rights Watch estima que as FARC possuem uma parte dos combatentes menores de idade na Colômbia. Estima-se que entre 10 a 20 por cento dos combatentes da FARC têm menos de 21 anos, num total de aproximadamente 3500 combatentes adolescentes.

Popularidade

Parte considerável dos colombianos temem as Farc, muitos destes por considerá-las como grupo terrorista. Esse fato proporciona alta popularidade ao atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que usa de uma política de combate à guerrilha para manter bons índices de popularidade. Tal popularidade se encontra em processo de reversão desde 2007. Uribe, assim como os seus antecessores, mostrou-se incapaz, apesar de suas medidas, de acabar com as Farc, que ainda possuem cerca de 40% do território colombiano; além disso, não pôs em prática um plano efetivo de combate à pobreza.

Raúl Reyes

Raúl Reyes considerado o segundo membro mais importante da FARC foi morto em 1º de março de 2008 por um ataque das forças armadas da Colômbia
A morte aconteceu em território equatoriano e esta ação desencadeou questões diplomáticas entre a Colômbia o Equador e a Venezuela.

Nenhum comentário: