22.5.09

O barato é loko por Alessandro Buzo

Texto de mil grau, feito pelo Alessandro Buzo, note o poder e abuso da corporação policial. Mais sobre acesse: www.suburbanoconvicto.blogger.com.br


O barato é loko por Alessandro Buzo


Mais um Buzão de mil grau na Comunidade Nelson Cruz.

Radiotron

Muitos talentos...........


Ontem (quinta, 21/05/2009), estivemos na Comunidade Nelson Cruz, que fica ao lado de onde funcionava a Febem Tatuapé.
Como em muitas favelas do país, o problema ali é a Polícia, que deveria trazer segurança e traz despreparo e abuso de poder.
Logo que entramos na quebrada, vimos sair viaturas de todos os lados, eram 4 depois venho mais uma.
Pagaram de enquadrar o som ligado, onde iriamos gravar, mas o Dudu do Radiotron, disse que eles conhecem o trabalho que ele faz.
Ficaram ali de arma na mão, olhando pra todo mundo, eu só esperando eles mandarem eu encostar, mas de repente foram pra dentro do "Parque da Juventude", por parque pensamos coisas boas, mas ali não existe parque, é só mato e descaso. O governador foi lá com imprensa e inaugurou o parque.......mas o que tem lá são as antigas instalações da Febem abandonadas, lixo, mato e policia. Como pode ali ser um parque se quando a policia entra é mandando deitar no chão pra abordar.
Na comunidade não é diferente, nos disseram que quando a civil entra o coro come, vão agredindo e mandando trabalhador deitar no chão.
Mas vamos falar de coisa boa.....................
Começamos gravar o bonito trabalho de dança que o Dudu promove com crianças e jovens da comunidade.
Muito bonito mesmo, até porque como todo quebrada, os moleques ficam muito proximos de coisas ruins e para estar no projeto tem que estar bom na escola primeiro, uma menininha, pequenininha.........cantou um rap bem loko com sua voz de criança.
A Polícia saiu do "parque", tudo ali é de mentira, o parque não existe, a atuação da PM deveria não existir (pelo menos daquela forma), de novo pararam as viaturas na frente de todos e do som, sairam de arma em punho, dois PMs correram pra dentro de um beco, voltaram dizendo: - Correu, estava de camiseta verde.
Ninguém ali tinha corrido, pura encenação, claro que gravamos. Na saida deles, quase atropelam meu câmera.
Seguimos nosso trabalho, mais dança e depois um rolê no parque que não existe. Uma vaia pros nossos governantes quando chegamos onde deveria existir um teatro, mas são só ruinas. Enquanto 60 crianças, fora os jovens, ensaiam dois espetáculos na rua (como vimos), em meio aos carros e as viaturas.
Uma vergonha como pobre é tratado pela sociedade e pelo governo.
Se a favela não estivesse ali, com certeza o parque existiria, para moradores do Belém, Tatuapé utilizar, mas ali seria pra favela e pra favela..................polícia.
Fomos embora com a imagens de jovens e crianças guerreiros, que sorriem em meio ao Kaos e com a certeza que muito precisa ser feito, porque justiça social passa longe de nossas favelas.
Esse quadro vai pro ar no dia 22 de agosto de 2009 (19h)

Alessandro Buzo
apresentador do Buzão e favelado nato.
alessandrobuzo@terra.com.br
buzao@tvcultura.com.br

Nenhum comentário: