19.5.09

Conde drácula no gueto ( a dança dos vampiros)

Ontem estava eu e a Josélia, assistindo um filme antigo pra cacete, O dança dos vampiros, com a participação do conde drácula é claro, apesar de ser hooliwoodeano, o filme me mostrou algo interessante, na maioria dos clássicos, os escritores sempre arrumam um jeito de fazer uma apologia literária. No filme de ontem por exemplo o velhinho escritor que crê em vampiros acompanhado de seu ajudante, invadem o castelo do conde, quando são pegos, são encaminhados a presença do conde. O conde os encaminham até a biblioteca onde comenta, que leu o livro do velhinho escritor, e que leu todos os livros ali da biblioteca.
Bom, apesar de tudo isso, me deu a idéia de escrever um texto cômico, mas sério sobre os vampiros do gueto. Leiam abaixo:

A dança dos vampiros do gueto

Era uma noite escura ( na verdade estava de dia) , ia eu caminhando por um morro distante, cercado por alguns barracos. Quando finalmente cheguei no local combinado, bati na porta, ele me atendeu com uma cara assustadora ( tinha acabado de acordar), me interrogou:

- O que você quer?
respondi:
-Ué não é aqui a biblioteca Luis Mendes.
- Sim, me acompanhe.
Entrei e ele novamente me perguntou:
- O que realmente você procura pra ler?

Algo que fale sobre vampiros, fiquei sabendo que são em lugares como este, que eles mais agem, favelas, morros e periferias.

- hahahahahah, claro, claro, você está certo, são em lugares como esse que eles agem, olhe acho que isso aqui deve servir.
- Política no Brasil, eureca, é isso mesmo que estava precisando, vejo que aqui você tem um enorme acervo falando sobre eles.
- Sim meu caro, ou você acha que eu ia pegar busão lotado todo dia, ser enquadrado direto pela polícia, ir num hospital fudido e não ser atendido, e me esquecer deles, é claro que não, eles estão por toda parte.
-Entendi meu caro, vou ficar com esse livro pra saber mais sobre eles.
- Sim mais tome cuidado, eles estão por toda parte.

Entrei no ônibus e fui lendo sobre eles, presidentes, prefeitos, vereadores e senadores, é assim que eles se disfarçam, com suas capas de mediocridade e opressão, e seus dentes afiados, prontos pra sugar o sangue do povo, transformando o povo em andróides, fantoches programados pra não reclamar, e se contentar com a situação em que o país está.
Tive a idéia de ligar pra biblioteca e convidar o rapaz que me atendeu pra ir comigo, no lugar onde os vampiros se encastelam.

- Alô, por favor o Canto está?
- Não, ele saiu com o cunhado dele, quem está falando?
- É o Vital....
- Oi Vital tudo bem, é a Neide, pode ligar mais tarde.
- Sim é claro.-
- Tchau Vital.
- Tchau Neide.

Provavelmente o Canto tá no bar bebendo uma gelada, mais tarde ligo pra ele.

Ali estava eu, parado esperando o Canto chegar. Os guardas cinzas do castelo já olhavam desconfiados pra mim, vários escuros saíam de lá dentro, com suas placas escuras como a mente da elite.

- Porra mano demorou.
- Tive que levar um documento longe pra cacete, mas eai, já bolou o plano?
- Sim claro.
- Então vamos lá.

Entramos no local, parecia um palacete, mas na verdade era um enorme banquete, banquete de carnes mortas, expostas em cada andar, pra quem quiser entrar e ver. E na verdade todos podem entrar, mas não sabem ou não querem se sujeitar. Um guarda de cinza perguntou aonde íamos, mas nem demos importância e entramos no elevador.
Ouvimos uma reunião acontecendo no segundo andar, o ponto crucial do plano, íriamos entrar no plenário e atirar sobre eles uma metralhadora de palavras, não era bala de prata, nem alho, cruz ou estaca, mas fere mais do que bala.
Alguém abriu a porta do plenário, eles discutiam sobre os salários dos delegados.
Quando gritamos pergutando aonde estava o conde drácula, alguém disse:

Sentimos lhe informar, mas o palácios dos bandeirantes fica em outro lugar!

Renato Vital é poeta e escritor.

2 comentários:

Robson Canto disse...

depois passa no meu blogger

De Lourdes disse...

Que dupla dinâmica, hein!!!
Adorei!
Quero mais!
Bjs!