11.2.10

N.S.N ( negro sempre negro)

Hoje eu vim aqui falar pra vocês, desse grupo de Rap lá do Capão Redondo, N.S.N. Esse grupo dos manos PX, Jota B e aliados, tem características próprias e um estilo próprio também. Um estilo que me parece, que foi inspirado no gangsta RAP, assim como outros grupos do cenário do RAP Nacional ( Facção Central, Racionais Mcs, Realidade Cruel etc. A primeira vez que assisti uma apresentação desses manos, foi no show da favela godoy em 2007, mas uma proximidade maior com o trabalho, veio quando, os manos Jota B e Px começaram a frequentar assiduamente a Cooperifa. E pode acreditar que os manos são respeito total, e levam a sério a caminhada, com seriedade e profissionalismo. È isso ai, acompanhe mais do grupo, nessa reportagem abaixo do movimento enraizados e nos vídeos:

NEGROS SEMPRE NEGROS

O Grupo Negros Sempre Negros (N.S.N) foi fundado em setembro de 1996, no Capão Redondo e se propõe a trabalhar as problemáticas do dia-a-dia de sua comunidade e as discriminações que ocorrem com o negro no Brasil. Após 13 anos de surgimento e algumas mudanças, ele soma três integrantes: Jota B, Mano PX e DJ Fantasma.

Esse grupo integra a família “Guerreiro Nato” ao lado de Conexão Sul, Forma de Expressão, TR Nação Ó e Gladiadores mc´s. Juntos, essa trupe organiza eventos no estado de São Paulo, tentando assim aproveitar todo o cenário proporcionado pelo Hip Hop.

O N.S.N conta com o apoio de Mano Brown, : Racionais mc´s, Detentos do Rap, Consciência Humana, Negredo, Sabotagem e RZO, com os quais já fez diversos shows.

Por que montar um grupo de Rap?
O fato de ser de uma periferia pesou na formação? Para revolucionar é preciso estar bem acompanhado e equipado. O fato de ser da periferia não pesou na formação pelo contrário, o que não mata fortalece. Qual o

ponto de ligação dos integrantes, uma vez que são histórias diferentes que conseguiram se encontrar no Rap? que histórias são essas?
O ponto deligação é o rap,o Jota B, fundador do grupo, tinha por objetivo vencer e sempre fez por onde para que isso acontecesse. Nessa trajetória nos encontramos num show no Jardim Angela Odéias, eu entrei pra o time vindo de um grupo que estava acabando “Realidade de Periferia”.

Você disse que um dos objetivos do grupo é vencer nesse cenário. Como você vê o cenário do Rap nacional?
O cenario do rap nacional é composto de muitos rapper´s de ponta e se quiser vencer entre eles tem que ser bom. Uns tem o talento e outros á sorte.

Em 12 anos de formação, como é a realidade que retratam nas músicas? mudou algo?
Nossas musicas retratam a realidade, tanto o que é bom como o que é de ruim na quebrada, enfim os dois lados da moeda. Mudar quem sabe,vencer talvez,desistir jamais.

Qual a receita para se manter um grupo por tanto tempo? Quais modificações foram feitas?
Nosso grupo ta ae até hoje devido o respeito e a lealdade e também a grande amizade isso é importante.

O que te levou a embarcar nesse universo?
O que me levou á embarcar foi o que, em 1992, eu fui no show dos racionais foi simplismente uma injeção de adrenalina na mente a parti dai eu vi que era isso que eu queria.

Em 2008, após anos de estrada, vocês lançaram o primeiro CD? Como isso ocorreu?
Em 2008 depois de muita luta e de muito esforço veio o primeiro fruto do nosso trabalho nosso cd. Todo mundo já tava cobrando da gente e numa reunião do grupo decidimos que já estava mais que na horas,foi muito bom essa sensação sem palavras.

O que tentam transmitir com o nome do grupo? Qual representação N.S.N tem na comunidade?
É muito bom o que a comunidade passa pra gente eles vestem nossa roupa,é muito gratificante tá passando e ver que eles estão ouvindo nosso som. dá um sentimento de vitória é “loko”. O nome “Negros Sempre Negros”,não veio pra colocar uma divisória entre as raças, pelo contrario sim pra ques as pessoas assumam o que realmente são. O termo pardo, moreno são apenas palavras que vieram para ludibriar a mente dos mais fracos, principalmente no mercado de trabalho. Eles te vêem como branco ou negro não tem meio termo entendeu.


Contato: Manopxnsn@hotmail.com

Vídeos

Guerreiro nato - NSN



Vê se me erra zé povinho - NSN

Um comentário:

Jéssica Balbino disse...

Gostei, estilo Buzo !
bjooo