6.3.09

Sociedade de camadas

O Brasil é uma sociedade de camadas. A conversa de República, país democrático já sabemos que é uma forma de nos enganar, de fingir que vivemos num país justo, mas a gente sabe que não é assim. A gente sabe que as regras por aqui são outras. Algumas dessas camadas são:

Elite (classe a) dos abastados: Esses são os 10%, donos de 90% da riqueza nacional, tanto natural quanto financeira. Eles dominam o sistema de universidades, escolas, bancos e trabalhadores. São eles os responsáveis pela exploração e escravidão nesse país. Eles fabricam os políticos, os quais, irão defender os seus ideais ( e não os do povo) nas câmaras, assembléias, prefeituras etc.

Playboyzada ou Classe média: Essa camada da sociedades está um pouco abaixo da elite dominadora. Eles também prestam serviços pra elite abastada. São na sua grande maioria consumistas e aderem ao sistema capitalista ajudando na exploração dos trabalhadores. Essa classe se concentra nos bairros nobres das grandes cidades ou interior, tem riquezas também, mas dependem ainda da classe alta.

Polícia: Orgão de repressão do estado, criado na época da escravidão com as famosas milícias, que prendiam em sua grande maioria negros escravos que fugiam das senzalas. Hoje a polícia é reconhecida como profissionais da segurança, e segundo alguns agem conforme a lei. Tem interesses e ideais próprios, as vezes distintos da sociedade, mas andam juntos com a classe média e classe alta. Atualmente prendem em sua grande maioria, Negros e pobres das periferias do Brasil.

Povo - Periferia: Moram em sua grande maioria nos extremos das cidades, devido a um processo de " higienização" que aconteceu no Brasil logo após o fim da Colônia. Alguns moram no centro, muitos vieram dos sertões nordestinos como retirantes, a outra parte são negros descendentes de escravos e brancos pobres. Essa classe é a mão de obra da sociedade, são eles professores, empregadas domésticas, policiais, balconistas, seguranças, ambulantes etc. Atualmente muitos também são Músicos, Escritores, jogadores de futebol e artistas.

Brasil sociedades de cascas, camadas, aonde a injustiça se instala dia a dia.

Nenhum comentário: