22.3.07

Coletânea 1DASUL e Homenagem ao Escritor Férrez

OS INIMIGOS NÃO LEVAM FLORES É UMA REVISTA EM FORMA DE HQ, UMA RARIDADE POR SER DA NOSSA QUERIDA PERIFERIA!
UM DOS LIVROS MAIS COMENTADOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS , CONTA A HISTÓRIA DE UMA QUADRILHA QUE PLANEJA UM ROUBO A BANCO, TUDO ISSO EM MEIO A FAVELA MALANDRAGEM, E TRAGÉDIAS.
LIVRO DE CONTOS LANÇADO NO ANO PASSADO , NO QUAL O LANÇAMENTO FOI UM SUCESSO NA LIVRARIA CULTURA.
NOVA EDIÇÃO DO ROMANCE CAPÃO PECADO DE FÉRREZ!
FERRÉZ UM DOS MAIS RESPEITADOS ESCRITORES NO CENÁRIO BRASILEIRO DE LITERATURA.

ADQUIRI A MINHA (MINHA MESMO, NÃO É DA ABRIL MUSIC, NEM DA WARNER!) COLETÂNEA UMDASUL "US QUI SAO REPRESENTA". POR APENAS 15 REAIS, TÁ MUITO BARATO E É DE ÓTIMA QUALIDADE, PARABÉNS FÉRREZ E FAMÍLIA UMDASUL. POR ISSO RESOLVI FAZER UMA HOMENAGEM AO GRANDE ESCRITOR FÉRREZ!

Ferréz

(São Paulo SP 1975)

“Um dos mais respeitados autores da nova geração de escritores”.

Ferréz é um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z) e uma homenagem a heróis populares brasileiros.

Ferréz começou a escrever aos sete anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, trabalhou como balconista, vendedor de vassouras, auxiliar-geral e arquivista. Seu primeiro livro, Fortaleza da Desilusão, foi lançado em 1997, com patrocínio da empresa onde trabalhava.

A notoriedade veio com o lançamento de Capão Pecado que está na terceira edição, lançado em 2000, romance sobre o cotidiano violento do bairro do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, onde vive o escritor.

Ligado ao movimento hip hop e fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro).

Ferréz atua como cronista na revista Caros Amigos desde 2000. Em sua prosa ágil e seca, composta com doses igualmente fortes de revolta, perplexidade e esperança, Ferréz reivindica voz própria e dignidade para os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras.

LOCAIS DE VIDA/VIAGENS

Viagens por Aracaju, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, e no exterior: Alemanha, Itália, Portugal, França, Espanha, fazendo palestras e promovendo eventos culturais nas áreas da periferia dessas cidades.

ATIVIDADES LITERÁRIAS/CULTURAIS

1997 - São Paulo SP - Publica o livro de poesia concreta Fortaleza da Desilusão, patrocinado pela empresa Ética, onde trabalhou.

1999 - São Paulo SP - Fundador da 1DASUL, movimento que criou o próprio vestuário dos moradores do bairro.; o nome alude à idéia de que os participantes do movimento são todos um lutando pelo mesmo ideal e pela dignidade da Zona Sul

2000 - São Paulo SP - Publica Capão Pecado, que tem a tiragem esgotada em um mês.

2000 - São Paulo SP - Começa a escrever mensalmente para a revista Caros Amigos

2000 - São Paulo SP - É colunista do site El Foco, onde publica textos semanais sobre o cotidiano da periferia.

2001 - São Paulo SP - Colabora no site No.com

2001 - São Paulo SP - É criador do projeto, organizador e editor-chefe da revista Literatura Marginal, publicada em colaboração com a revista Caros Amigos. No mesmo ano o autor cria o selo literário L.M.

2002 - São Paulo SP - 11 jun. - Participa do encontro Esquina da Palavra, com Ignácio de Loyola Brandão e Marcelo Coelho, no Itaú Cultural

2002 – escreve matérias para a Folha de São Paulo.

2002 – participa do livro Note book juntamente com Caetano Veloso, Roberto Freire, Paulo Coelho, Paulo Lins, Arnaldo Jabor, Pelé. O livro é distribuído em Inglês e Espanhol, respectivamente nos Estados Unidos e Europa.

2002 - São Paulo SP - 26 jun. – é lançada a revista Literatura Marginal 2, com participação de 20 escritores de todo o Brasil

2003 – São Paulo SP – outubro – lança o livro Manual Prático do Ódio pela editora Objetiva.

2003 – lança o cd Determinação, e tem o vídeo clipe “Judas” concorrendo na MTV.

2004 – São Paulo SP – negocia os direitos de Manual Prático do Ódio para cinema.

2004 - São Paulo SP – 29 abril. – é lançada a revista Literatura Marginal 3, com participação de 19 escritores de todo o Brasil

2004 - São Paulo SP – 2 julho. – escreve para a revista americana Jungle Druns número 14, o conto “O Plano”.

2004 - São Paulo SP – 20 junho. – palestra ao lado de Marçal Aquino, Paulo Lins e Fernando Bonassi no evento: Diferentes olhares em torno da literatura marginal, no Sesc Consolação.

2004 - São Paulo SP – 4 abril. – tem o conto “os inimigos não levam flores” adaptado para o programa Fantástico da Rede Globo de televisão.

2004 - São Paulo SP – 10 abril. – é palestrante na feira internacional de literatura de Parati, tendo um público acima de 1.400 pessoas, entre elas, Dráuzio Varela, Cacá Diegues, Zuenir Ventura, Eduardo Suplicy, Regina Casé etc. sendo o único autor a ser aplaudido de pé.

2004 - Roteiriza o programa Cidade dos Homens para a Rede Globo de televisão, no episódio Hip-Sampa-Hop.

2004 - Oconto; Viver em São Paulo é lançado na revista Alemã Literatur Nachrichten.

2005 - Barcelona e França - é noticia de página inteira no jornal La Vanguardia, Barcelona e no Currier International, 746. França.

2005 - Lança na bienal do Rio de Janeiro o seu primeiro livro infantil, Amanhecer Esmeralda, pela editora Objetiva.

2005 - Organiza o livro Literatura Marginal, lançado em sociedade com a editora Agir e o selo L.M, destacando 10 autores da nova escrita periférica.

2005- O livro Capão Pecado é lançado pela Editora Palavra do grupo ASA, no mês de Maio em Portugal.

2005- Ferréz é convidado pelo PNUD para escrever no relatório da O.N.U de 2005.

2005 – O livro Manual Prático do ódio é lançado pela editora El Aleph na Espanha.

2006 - Manual Prático do ódio é lançado pela editora Palavra em portugal.

2006- Manual Prático do ódio é lançado pela editora Fazie Stile Libero na Itália.

2006- O livro Lusofônica é lançado na Itália com o conto inédito Pão Doce.

2006- Lançamento do livro Ninguém é inocente em São Paulo, primeiro livro de contos do autor. (Editora Objetiva)

2006- Lançamento de Os Inimigos Não Mandam Flores” revista em quadrinhos. Editora Pixel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vocês estão de parabéns por essa homenagem ao ferrés,na minha pinião esse cara merece todo o apoio possível para mostrar ao mundo ,a verdadeira realidade de quem vive idignamente nesse pais de "poucos".Ferréz é um grande escritor e não está fazendo apenas por auto imagem não, isso é para poucos. MVM Maringá PR