6.10.09

Publicado no jornal Mantiqueira de Poços de Caldas

Publicado no jornal Mantiqueira de Poços de Caldas

" quem tinha duvidado que eu era escritor, se deu mal...."

Renato vital na mídia impressa


A presença da mulher na sociedade hoje em dia

Qual seria sua reação, ao se deparar com uma mulher dirigindo um ôninus à vinte anos atrás?

Muitas pessoas ficariam no mínimo assustadas com a cena, por não ser na época isso, um fato comum.
Compreendendo o assunto, podemos notar, a evolução das mulheres na sociedade em geral e no mercado de trabalho. Pois hoje em dia é normal nos deparar com mulheres ao volante, mulheres escritoras, jornalistas, policiais, bombeiras, médicas, jogadores de futebol etc.

Especialistas afirmam que elas se destacam, por serem ágeis, organizadas, sensíveis e detalhistas. Outras pessoas dizem apenas, que essa evolução feminina, se deve pelo quesito: boa aparência.
Quer dizer que as empresas, ao invés de contratarem mão de obra masculina, utilizam-se da beleza e exuberância da mulher, afim de causar boa impressão em seus clientes, sócios, associados etc.

Mas as mulheres por sua vez, alegam que a presença maciça no mercado de trabalho, foi causada pelas diversas manifestações e piquetes, que aconteceram no decorres dos anos.
Como sabemos elas conseguiram, na base de lutas e conquistas, os direitos do voto, atendimento especial nos hospitais e postos de saúde, a lei Maria da Penha ( que as protege da violência machista), entre outras.

Sendo assim podemos dizer, que a ousadia delas, é em grande maioria dos casos, motivo pelo qual ocupam esse espaço na sociedade, que em alguns anos poderá ser ainda maior.
É pena que muitas delas ainda, consigam destaque apenas com apelo sexual, posando nua em revistas masculinas ou mostrando o corpo de maneira explícita na televisão, em variados programas ( muitos deles dominicais).

É lamentável também, que muitas delas confundam:" espaço e direitos iguais " com " liberdade sexual e desvalorização ideológica e de seus próprios corpos" como acompanhamos em bailes funks entre outras festas de apelação sexual feminina.

É bom nos apegarmos aos bons exemplos de mulheres de coragem e firmeza, pra que possamos assimilar bem essa evolução, pois daqui à alguns anos será comum, irmos a um estádio de futebol, assistir a jogos de futebol feminino.

5 comentários:

Jéssica Balbino disse...

Lindo :)
adoro a gente se divulgar ... e seu texto tá muito legal !

DEL disse...

Salve, a mulherada já está jogando futebol e bem! Vide meu Glorioso Santos que fez 12 a ZERO na Libertadores feminina. Paz... acessa o meu blog irmão http://del.afrodinamic.com

tamo junto

Mônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica disse...

Concordo com você sob todos aspectos e ainda acrescentaria que a integração da mulher à sociedade foi uma conquista não apenas de um sexo ou gênero, mas de todos, de ambas as partes, porque de certa acabou que resultando na "desmachificação" do homem, entenda por "desmachificação" a liberdade de expressar seus sentimentos, de ser sincero, de não precisar ser bruto e burro pra provar ser homem. Também acrescentaria que a mulher tem grande participação nas lutas de base/ classes, nos movimentos populares/ sociais entre outras coisas.
Muito bom o seu trabalho! Bom mesmo!

Walter Limonada disse...

Meus LemonsParabéns pelo exelente texto, Vital !!
Nossas Guerrerias estão na mó luta e tem nosso tottal apoio.
Firmezza ttottal !!!