26.12.07

Natal virou balada natalina

O que era o natal mesmo?

Ah ainda hoje eu me lembro daquele brinquedo que ganhei da minha mãe no natal, eu estava careca de saber, que quem me dava os presentes era ela mesmo, ou então meu pai. Lembro que ganhei um pimbolim, fiquei até a madrugada jogando com o meu irmão, logo eu que já era fissurado por futebol, Corinthiano fanático, e que aquela época apenas pensava em freqüentar os Pacaembus e Morumbis da vida. Apesar da minha mãe e meu pai ganharem pouco, e trabalharem muito, nunca fiqeui com as mãos abanando no natal, mesmo sabendo que aquele velho safado ( aquele época ainda não pensava assim) nunca viria mesmo.
Ainda teve outros natais, como aquele que ganhei o cd do Racionais, do espaço RAP, sempre presentes simples mas sempre significativos também. Não que eu priorizasse os presentes, mas mesmo assim eles as vezes marcam. O importante é que nos natais a tradição estava sempre ali, presente, todo mundo sabendo o verdadeiro significado do natal, que era o nascimento de Jesus Cristo ( mesmo agora eu sabendo que Jesus Cristo não nasceu no dia 25, e sim mais ou menos entre Abril e Março segundo alguns historiadores).
Mas sei lá, de uns tempos pra cá algo vem acontecendo. Parece que Natal, virou balada natalina. O pessoal só vem pensando em beber, dançar, e farrear. Tudo bem, o povo merece, afinal foi um ano inteiro de trabalho, um ano inteiro de batalha, ai nada como jogar um carvão na churrasqueira e botar a carne pra assar. Mas de qualquer forma, se é que o natal já teve algum significado, esse se perdeu totalmente, pois vejo as pessoas dançando fórro, tomando todas, e não vejo sentido nisso. O melhor seria se o feriado mudasse de Natal, pra balada natalina, pois pelo menos haveria motivo e significado pra se fazer todas essas coisas que eu citei. O povo merece curtir algumas horas de sossego, de divertimento, mas mesmo assim, vejo que se existiu um dia um tal espírito natalino, esse já deixou de existir faz tempo. Mas de qualquer forma, vamos parar pra pensar nisso, será que ainda existe natal, ou virou balada natalina. É nóis.

Nenhum comentário: