1.8.09

Texto escrito em 2008, que vem a tona em 2009

Depois do filme Bope a Tropa de elite, venho agora o filme Rota Comando inspirado no livro do Conte Lopes, que dispensa comentários. Vasculhando meus escritos achei esse texto, que mandei pra várias pessoas via email, inclusive um policial militar, que me mandou Tomar naquele lugar e chingou minha mãe, Filho Da ....... ! Achei a resposta meia sem educação, e respondi pra ele que não lhe respondia da mesma maneira, por que tenho educação, logo depois ele me mandou outro email dizendo que eu precisava de Deus. Oras com um sistema podre desse, só o Senhor pra nos livrar deles mesmo. Confiram o texto, e vejam se exagerei ou atinge o ponto certo da consciência.

ESSA SEMANA COMEÇAREI A LER LOGO APÓS DE DOM CASMURRO, O LIVRO INFANTIL DE JOÃO ANTONIO: A AFINAÇÃO DA ARTE DE CHUTAR TAMPINHAS.

AGORA VAMOS AO TEXTO SOBRE O FILME BOPE A TROPA DE ELITE:

BOPE O FILME nota de esclarecimento.

POR Renato Vital
www.renatovital.blogspot.com

Venho por meio deste humilde e-mail, esclarecer os pontos principais desse filme que vem causando tanta polêmica, que já vêm até atraindo fãs pra esse batalhão da morte, policiais carniceiros, chamado de "BOPE" (batalhão de operações especiais). Muitos jovens no Brasil estão sendo mau influenciados, devido a tamanha popularidade no qual se criou esse filme, e por ser um filme polêmico e violento, a televisão, a mídia em geral está cada vez mais movimentando ideologias erradas, e o que é pior, exaltando a polícia, que como sabemos é um orgão repressor, que pode fazer mau a qualquer um de nós, a qualquer momento. São dezenas as denúncias de abuso de autoridade, e de exagero na forma de agir, por parte dos moradores das comunidades mais pobres do Rio de Janeiro, inda mais quando o caveirão ( que não foi mostrado no filme, já pra influenciar erradamente as pessoas) invadem as favelas, não respeitando a integridade física das pessoas, e não respeitando também a paz dos moradores, que normalmente já vivem numa guerra entre traficantes, e quando essa polícia que foi taxada de herói no filme, sobem o morro, não vêm cara nem coração, nem nada. A corrupção da polícia militar na qual foi denunciada, todos já sabiam, sobre a corrupção do sistema, todos nós já sabiamos também, o que torna esse ponto do filme algo vicioso mas necessário, e deveria estar posicionando a população a cobrar do governo, policiais melhores preparados e mais bem remunerados, e também deveria servir como alerta pra população manter distância da policia e buscar melhorias pro bairro através de meios culturais e educacionais, que já é comprovadamente o método mais eficaz pra se combater a violência em qualquer parte do mundo!
Outro ponto importante que eu gostaria de esclarecer, é que no filme é mostrado o BOPE, como uma polícia honesta, algo contraditório, pois a tortura é um método que deveria ter sido abolido após o fim da ditadura, e a polícia ainda à usa como único método investigativo em pleno século 21. E também não existe sequer um órgão no Brasil que seja honesto, pois temos desonestidade até em igrejas, o que imaginar então de polícia, que é a banda mais podre da sociedade junto da elite. Já que toquei no assunto da elite, podemos dizer também, que o filme faz uma denuncia, que passou despercebida pela maioria do ´público que assistiu, sobre a burguesia, o fato da burguesia, só se comover com mortes de gente da sua raça. Fazer passeatas, tentar manobras políticas e tudo mais, já quando morre pobre, sempre fica por isso mesmo.
Mesmo assim ainda acho que o BOPE foi o melhor filme do cinema nacional em todos os tempos, pela proximidade da verdade, mas vejo muitos defeitos nele, e queria apenas alertar vocês sobre esses defeitos, que podem influenciar de forma errada a população. Obrigado pela atenção de quem leu, e agradeceria se vocês pudessem compartilhar com colegas e amigos essa informação, obrigado.

www.renatovital.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

será que é Vital?
canto