8.11.08

Até onde vai minha loucura

ATÉ ONDE VAI MINHA LOUCURA ( TEXTO DE ORGANIZAÇÃO DAS IDÉIAS NO CÉREBRO)

NESTE TEXTO QUERO MOSTRAR O RESULTADO DA ORGANIZAÇÃO DAS MINHAS IDÉIAS NO MEU CÉREBRO. COMO DISSE NO POST DOS VÍDEOS DO LIMONADA, PASSEI A SEMANA INTEIRA REORGANIZANDO MINHAS IDÉIAS NO CÉREBRO. LEIAM POR FAVOR:

Aprender a observar, a compreender o poder da vida e da natureza.
Compreender que não é normal, criança explorada sexualmente por quê não tem o que comer em casa, até mesmo por policial que deveria proteger, e acaba criando rede de pedofilia.
Diluir o poder Capitalista, e apontar outro estilo de vida, apartir do poder do povo em suas várias manifestações, artísticas, culturais, acadêmicas, cênicas, profissionais e até mesmo esportivas.
Concentrar os ideais num só ideal, a vida humana valorizada, não só por causa de dinheiro ou de um diploma e sim pelo carácter, virtude e honestidade.
Trazer pra dentro da periferia, o que já está dentro dela, pode parecer redundante, mas não é, no caso seria, acordar as mentes periféricas, que são inteligentes, criativas e produtivas sem esquecer do que diz o poeta Sérgio Vaz: mudar a periferia e não da periferia.
Entender que na favela existe primeiramente, pessoas querendo sobreviver ao caos urbano, ao caos de moradia, são eles nordestinos, negros, brancos, humildes, em alguns casos com mente de playboy ( playboy: ser ostentador, que se acha superior, que detona o dinheiro do papai em baladas e shopping center, que vai ocupar o cargo do papai na empresa do papai, que se acha dono da verdade, usa roupas de marcas estrangeiras de preferência, passa gel no cabelo, em alguns casos tem tendências homosexuais, gosta ou não de alcoól, drogas e músicas da moda, tudo isso segundo o dicionário periférico " Periféricos " uma resposta ao dicionário aurélio)
Mas em todo caso ainda existe o playboy da favela, que seria aquele cara na qual a mãe está doente precisando de remédios, e ele andando de pick up ranger e pagando de gatão na quebrada, o tipo do ser que não tem paciência de plantar e colher depois, quer tudo pronto, já e agora.
O quê é música de qualidade?
Pra uma música ter qualidade, não é preciso que se cante com o apoio da orquestra sinfônica de São Paulo, com instrumentos caros ou com muito dinheiro no bolso. Uma música pode possuir qualidade, mesmo sendo cantada com um batuque numa lata de goiabada como fazia Caju e Castanha na infância pra ajudar no sustento de casa, com o apoio de um cd de base comprado na galeria e até mesmo batendo numa lata de lixo, como surgiu o RAP paulistano na São Bento.
Entender a frase " não é por quê estamos perto do lixo, que fazemos parte dele" do Escritor e Rapper Férrez.
Ser vingativo as vezes é necessário, se uma pessoa disser que te ama, vingue se dela, ame-a também.
Aprender que o amor de mãe é uma peróla preciosa, guardada no cofre do coração e que o cuidado e a preocupação de pai, é aúrea pra alma e força pra caminhada.
Acreditar que é possível que um mano que está dentro da cadeia, com 15 anos pra cumprir, que contraiu tuberculose e pneumonia, ainda pode sobreviver, e algum dia viver.
Olhar nos olhos do tiozinho do carrinho de papelão, e compreender, que as vezes se ele bebe até cair, é por quê a realidade é dura demais pra mente sã.
Se indignar com o problema alheio, pode ser melhor do que comprar o apartamento anunciado em panfletos de meninas e meninos, que se matam num sol de 30 graus o dia inteiro pra ganhar 20 reais.
Não acreditar em partidos políticos, é melhor acreditar em pessoas sérias, que demonstram querer mudar, e colocar na cabeça que a qualquer hora elas podem falhar, se corromper e errar.
Sempre checar as informações desencontradas que lhe chegam nos ouvidos.
Amar.
Entender que perfeição, não quer dizer coisas feitas sem defeitos, e sim coisas feitas com a força de vontade, de se reparar os erros quando for necessário e de ter paciência pra fazer o melhor de si sempre.
Ler, ler e ler, e se possível ler de novo.
Estudar, estudar e estudar, se possível estudar sempre.
Buscar suas origens, suas raízes, e a razão da situação em que se encontra o país.
Quem são nossos inimigos, saber identifica-los é importante, e combater com inteligência é mais do que necessário.
Fazer o melhor de si, sempre.
Se posicionar nessa guerra, na qual você não iniciou, que você não criou, mas sabe que está nela.
Ao invés de sonhar com um mundo melhor, plantar sementes pra esse mundo melhor.
Amar nunca é demais, portante tente amar o quanto puder.

É isso, mas eu continuo reorganizando meu cérebro, mas eu sei bem o eu que quero e afirmei que idade e tempo não são tão importantes assim, pois se não os idiotas e os ignorantes não envelheciam, mas a experiência é muito bom de ser ouvida. Respeito é pra quem tem, continua sendo lei , e é isso ai. E pra valorizar um pouco meu trabalho veja ai algumas das minhas colunas no site RAP Nacional www.rapnacional.com.br . É isso ai manos e minas paz pra nóis.

Um comentário:

Wellington disse...

100 palavras

O texto ficou muito bom ,a verdade contada em poucas palavras isso ai!

Renato continua nessa caminhada mano

gostei msmo do texto

fmz fica na pazwellingtongatoboy@