12.9.08

Coca-Cola e seus encontros musicais

Coca Cola e seus encontros musicais

A música é a alma do negócio, empresas ligadas ao públicos jovem, estão apelando cada vez mais, se utilizando de bandas e grupos musicais, que estão ligados à mídia e ao público jovem.
Se a alma do negócio, é se encontrar com a banda pura e mercenária, alguns tem vendido a alma pro diabo. Festas de aniversários, convenção em empresas, jogos de futebol, cinema etc, sempre tem Coca-Cola em suas mesas ou vendendo aos montes por ai.
Seria muito imbecil, se falasse que nunca tomei Coca-Cola na minha vida, mas o que está em destaque aqui, não é o público consumidor, e sim os músicos que tem emprestado suas imagens as empresas.
Mas o que é vender a alma pro diabo nos dias de hoje?
Pergunta bastante intrigante essa, já que muito de nós proletários, somos contratados por empresas, na sua grande maioria, por quê não dizer quase todas, ligadas ao capitalismo e o mundo globalizado. Esse debate pode virar um bate volta, se fomos criticar a postura dos grupos musicais, pois da mesma forma, que estaríamos, colocando a postura dos grupos musicais em xeque, também teriamos que avaliar nossa postura no mundo de trabalho.
Mas ai entra a necessidade, todos temos que trabalhar, temos que enfrentar o mundo capitalista, e se infiltrar nele, se quisermos sobreviver.
Sabemos que a Coca-Cola é uma empresa americana, e que financia a guerra, contra pessoas inocentes, de países desprotegidos pela lei ( se é que existe lei que segurá míssel, tanque de guerra, jato de guerra, metralhadora, fúzil, ar-15 etc). Sabemos também, que muitos grupos de RAP e de Reggae Roots, não se sujeitam ao capitalismo, portanto, não imprestam suas imagens pra esse tipo de jogo, um exemplo rápido, o Rapper GOG de brasília.
Mas qual dos dois é a verdade?
Que não a espaço pra tanto resistência, ou dinheiro pra tanta resistência.
Ou é mais fácil, ou necessário, vender sua imagem em troca de merchandising pras empresas americanas, espanholas, francesas, etc.
Cito tudo isso aqui, por que dói meu coração, ver grupos que eram contra a ditadura, o capitalismo, a globalização etc, agora colocar suas imagens junto da Coca-Cola.
No caso de Calypso, Limão com Mel, Marcelo D2, Carlinhos Brown, tudo bem, pois já sabemos de que lado eles estão, do lado que tiver mais dinheiro e status. Mas ver alguns grupo de esquerda, subir no palco da coca-cola, me dói a alma e o coração, por isso aqui, tento ver o lado deles, e entender o lado deles, mesmo sabendo que tudo isso é apenas o jogo de marketing relacionado ao dinheiro e toda a podridão que ele trás. Mas como já citei, todos precisamos de dinheiro pra sobreviver.
Vamos caminhando, e observando, só depois de algum tempo, é que poderemos ver, que são os verdadeiros e quem são os mercenários.

Nenhum comentário: