7.5.12

Até mais, Zé (até mais zé)

Foram da hora as noites jogando baralho, os tombos que eu tinha levado, e as várias rodadas de bisca que a gente tanto jogou. Era legal aquelas conversas sobre o significado da nossa existência na terra, e todas aquelas outras coisas que a gente sempre debatia. Eu me lembro que você me perguntou, sobre o por quê de nossa existência, e sobre as bilhões de pessoas em cima da terra, eu só soube responder assim:

- Acho que nossa vida é como uma árvore, que nasce, dá frutos, dá sombra, entre outras coisas, e mesmo depois que morre, o que ela gerou, vai continuar dando outras coisas boas pra terra.

E sobre as bilhares de pessoas, nunca soube responder ao certo, só me lembro que foi mais ou menos assim:

- É um monte de boca pra ser alimentada nessa terra.

E a gente ria das ironias da vida. Mas lembra aquela lunetinha bem pequena, que você olha na lente dela, e vê uma foto no fundo dentro dela. Pois então eu acho que o melhor da vida também tem que ser preservado assim, num lugarzinho bem pequeno e guardado no conjunto de memórias do nosso coração. E as poucas vezes que nós fomos pescar, ou quando íamos e ficavamos nos quiosques na beira da praia tomando cerveja, talvez sejam coisas mais importante, do que a gente tentar entender o fundamento da vida, pois a vida por si só já é um fundamento, e sempre nos é imposto mais desafios pela frente. A sua partida não foi em vão, e nem sua vida, as coisas erradas do passado podem ser apagadas com o amor do arrependimento e do perdão, e mesmo depois de tudo que a gente viveu, a gente for tentar procurar palavras pra definir, o que foi que a gente somou pra isso tudo chamado vida, eu acho que a palavra melhor é: continuação.
Valeu pelas risadas dadas juntos e em família, valeu pelas palavras sinceras e eu sei que pra você talvez tenha sido o fim da vida, pois talvez não exista espírito, mas tudo aquilo que você plantou de bom, vai continuar dando frutos e será levado como a mais singela das heranças deixadas pelo homem: a herança da própria VIDA.

Até mais Zé , até mais companheiro.  Descanse em PAZ.

" E aonde ele esteja, eu espero que ele esteja, com a paz que eu sempre sonhei " Consciência humana

Texto In memoriam de JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA 1943 à 2012


Nenhum comentário: