1.10.07

7 dias atrás foi um dia histórico


Análise da entrevista do Mano brown pro programa Roda Viva da tv cultura.



À sete dias atrás o maior Rapper do Brasil, dava uma entrevista no programa Roda viva da tv cultura.

Fiquei de comentar a participação dele, aqui no blog então lá vai.

Primeiro lugar achei que o programa começou muito respeitoso, pelo fato de ser algo inédito na tv Brasileira. Conforme as perguntas foram fluindo, o Brown ia respondendo de forma clara, sem ilusões, nem frases difíceis. Algumas coisas. Sobre a música Fórmula mágica da paz, no qual foi perguntado sobre identidade, sobre morar no bairro e não sair, disse que foi uma música feita em 1996, e que hoje em dia o seu pensamento mudou, que se a pessoa quisesse sair é uma opção dela. Mas mesmo assim ele não deixa de fazer as correrias no bairro, que tem que ser feitas de forma direta e sem errar, ouvindo opiniões diversas. Outro ponto importante foi sobre a música estilo cachorro, no qual fala de mulheres, onde ele disse que ali era uma provocação, onde na minha opinião, não é uma simples provocação, pois eu já escrevi criticando certos tipos de mulheres "as interesseiras" vamos dizer assim. E não é uma simples provocação, é uma provocação, um desabafo, uma constatação, e também uma realidade que infelizmente acontece, muita gente tenta maquiar, falar que não, mas acontece. Onde eu achei que o Brown poderia ter ido mais afundo, foi na hora em que foi perguntado se ele se achava um espelho pra mulecada, acho que ele deveria ter sido mais direto. Na parte do Hip-Hop sobre união, achei que ele foi bem, pois apesar de a união no Hip-Hop ainda não ser muito grande, já esta acontecendo uma movimentação mais séria, como o MHHOB (movimento hip-hop organizado do Brasil), e também como a literatura marginal que vem unindo cada vez mais o RAP e o Hip-Hop. E acho que é isso, O Brown na medida do possível foi muito bem na entrevista, é claro deixou escapar alguns ponto importantes, mais fez o possível pra passar o máximo de clareza nas suas respostas, o que pra mim ainda não foi o esperado. Então é isso eu deixo uns trechos da entrevista ai pra vocês conferir e é pau no gato. Vamos que Vamos.



CEU : " È um castelo, quando eu comecei a fazer rap, meu sonho era um ceu, quando a marta perdeu eu cheguei a desacredita de mim mesmo"... " cheguei a conclusão que a nossa classe é desunida".


Discurso: " É corda pra se enforcar... ", "Não tenho discursos...".


Nike: " Eu cheguei a criticar muito a nike, mas criticando a nike eu levanto a adidas, é contradição..., o racionais é isso, é quatro mentes....


Pirataria: " Tem amigos meus, que vendem cds piratas, eles chegam pedem pra assinar, eu não assino pirata, mas eles me servem com uma forma de divulgação tocando minha música lá no centro, tá me ajudando tá divulgando a minha música. Quem ganha com pirataria é o chinês, se os manos tivesse outro meio de vida, não estariam no centro, correndo de GCM.


Cotas para Negros: As universidades deveriam ser gratuitas, Cuba deixou de ser nova iorque pra ser pelo menos Cuba, e o Brasil quer ser Nova iorque. Apartir do momento que você renega o ensino pra uma maioria, e deixa o poder pra uma maioria, só passando de pai pra filho, a mesma famíla, isso faz o Brasil perder. O Brasil deve para os negros....


Cuba: Cuba vai ser um fracasso, mas não um fracasso, fracasso , fracasso por que foi embargado, por que os outros países trataram de boicotar cuba.


Cadeia: Tem cara dentro de cadeia que tem inteligencia, que você se pergunta: o que esse cara ta fazendo ai dentro?


Música: A música é companheira, as vezes você precisa de um companheiro, nem pai, nem padre, nem pastor, alguém que fale de igual pra igual.


Público: " No começo nem éramos ouvido na periferia, periferia é o lugar onde se tem melhor gosto pra música, então não tem meio termo, é é, num é num é.


MTST: Junto com esses, alguns movimentos hoje são organizados dentro do capão, esses eu considero como mudança real, como o Capão Cidadão, dos próprios moradores, os próprios moradores que tocam o projeto, que organizam.


LULA: Eu gosto do lula, voto no lula, falo bem do lula em qualquer lugar, não espero benefico por isso, se vier beleza, mas não espero isso, o lula vai esperar a justiça se fazer por conta própria, está se posicionando certo.


Sociedade perante o Crime: Não é desonesto, as armas que eles tem pra lutar, eles são honestos, com a família deles eles são honestos, com os parceiros deles ele é honesto


Lei: A lei nunca vai ser pora todo mundo.


Honestidade e Heróis: Utopia, os heróis estão cada vez mais humilhados, os moleque não quer saber de herói que só apanha.


O que mudou de Pedro Paulo Pereira pra Mano brown: o pedro paulo não tinha casa, não tinha um carro, hoje o mano brown tem, comprei uma casa pra minha mãe, ter uma condição mínima. O pedro paulo e o mano brown são a mesma pessoa.


União no Rap: Nesse momento os manos do Ceará tão vendo, os manos de Natal tão vendo, no Sul também, já fui em lugares que tinha um de cada estado.


Nenhum comentário: