15.11.07

Hútuz, a mídia e seus apoiadores.

Estive pensando nos últimos dias, tenho alguns amigos meus que estão concorrendo ao Hútuz, são eles o grande Poeta Fuzzil, Alessandro Buzo, Robson Canto, na categoria conhecimento, o parceiro Mandrake conconcorrendo na categoria de melhor site, e o GOG de melhor cd de RAP. E também todos os outros concorrentes podem ser considerados como grandes Guerreiros e parceiros no Hip-Hop também, pois são todos merecedores não só do Hútuz, e sim de qualquer outro prêmio que exista pro Hip-Hop. Bom indo direto ao assunto estava atento aos patrocinadores do Hútuz, e estava atento aos patrocinadores, alguns deles são: Tim (empresa de telefonia italiana), Petrobrás (empresa estatal Brasileira), Governo Federal, e a prefeitura do Rio de Janeiro. Bom sobre os patrocindadores eu nem vou comentar, pois o nome já diz tudo, são apenas patrocinadores, eles bancam um custo do evento, e em troca promovem suas marcas, o que é normal em qualquer setor, seja empresarial, cultural etc. Bom como eu disse o evento promove as marcas patrocinadoras,e quem promove o evento? Sim são eles mesmo a mídia, que ainda hoje censuram de alguma forma o RAP e os outros Elementos do Hip-Hop, mas como não se pode falar nada da boca pra fora, e nem tão pouco fazer discursuzinho fútil sem analisar a causa vamos analisar passo a passo, quem vai promover o hútuz durante esse grande evento.

Rede globo: Nos últimos tempos tem voltado seus olhos para os artistas periféricos ( que são mil vezes mais talentosos do que os artistas deles), talvez não querendo perder uma parcela do seu público. Exibiu o seriado antônia que teve um alto custo de produção, o seriado cidade dos homens, que também teve grande custo, tem feito entrevistas e matérias com movimentos e autores da periferia, como por exemplo: o Escritor, ativista cultural e militante Alessandro Buzo no programa Antena Paulista, no mesmo programa foi exibida também uma matéria sobre a cooperifa ( no qual faço parte) e que mais tarde seria reprisada pelo jornal sp tv e também foi entrevistado no programa do Jô o Escritor e Coordenador literário Ademiro Alves o Sacolinha. Todos eles manteram a postura e não deixaram que a globo os iludisse, e isso ao meu ver, não vai acontecer mesmo. E agora a Rede Globo, vai promover o evento Hútuz também vindo da periferia.

Mtv: Já fez inúmeras matérias com Rappers e escritores da periferia, o programa YO que já foi apresentado pelo dj Kl Jay e também pelo Rapper Thaíde. Tem uma categoria no seu prêmio anual (VMB) que premia o melhor vídeo Clipe de RAP.

Multi Show: Exibe alguns clipes de RAP ( mediante um certo tipo de censura), e tem um prêmio no qual premia também o RAP, mas quem tem ganhado esses prêmios não é bem do RAP ou do Hip-Hop, é mais um pseudo Rapper o Marcelo da dois.

Rádio Transamérica: Juro que não sei o porquê da promoção do evento, pois essa rádio apoia muito pouco o RAP, pra não falar quase nada. Essa rádio pode se dizer, que vai promover o evento, pra se auto promover mesmo. Vai mais ganhar do que apoiar. È esperar pra ver.

Bom e esse são alguns dos veículos de comunicação que iria cobrir o Hútuz esse ano, procurei fazer uma análise de cada um, pra que fiquemos espertos com o que eles vão falar de nós, pois todo cuidado é pouco, pois somos um movimento de protesto. MAS ESSE BLOG TAMBÉM IRA COBRIR NA MEDIDA DO POSSÍVEL O HÚTUZ, TRAZENDO ALGUMAS NOTÍCIAS EXTRAÍDAS DE FONTES DE MÍDIA INDEPENDENTE.

É NÓIS.

Nenhum comentário: