28.7.08

Conversa pra boi dormir

Capítulo 2 do ECA ( estatuto da criança e do adolescente)

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Três meninos encostados na parede, o gerente continua perguntando, quem é que havia roubado os produtos da loja. Eles apenas balançam a cabeça, dizendo que não. O gerente desfere tapas no rosto de cada um deles.

- Menina esse negócio de lei pra menor é conversa, quer dizer então que eles podem roubar nossas bolsas, roubar nossos carros, que tem que passar a mãozinha na cabeça desses marginais. - Aonde foi a festa mesmo?
- Em uma casa próxima a Avenida Paulista, super chique menina, o que me dava medo, é aqueles pretinhos descalços pedindo pra olhar o carro, DEUS me livre, prefiro que fique à Deus Dará.
- Menina você doou pro criança esperança esse ano?
- Claro menina, a gente tem que ajudar quem precisa né, as crianças carentes coitadas, já imaginou se não fosse a gente, o que seria dessas crianças? Não quero nem pensar.

Capítulo IV

Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


Zeca se distância do último carro, pediu pra lavar, a burguesa disse que não.
" Não gospe no meu carro moleque, o seu guarda, o seu guarda, acho que esse moleque quer me roubar."
Zeca só queria estar na escola agora, mas desde que seu pai morreu baleado por dois policiais, numa perseguição, ele era o homem da família com apenas doze anos de idade.
O cara da BMW, lhe oferece dinheiro e diz pra entrar no carro, Zeca lhe mostra o dedo e sai correndo, seus amigos de rua já diziam " não confie nesses engravatados cheirando a perfume podre, eles são piores do que carniça" e são mesmo pensava Zeca. Outro dia ele viu uma menina ser aliciada por dois engravatados em plena Avenida Faria Lima, eles ofereceram 10 reais pra ela entrar no carro, por sorte sua mãe estava por perto.
Zeca pega seu caderno, ele fica no meio das árvores, ele desenha com lápis, aproveita o intervalo do seu "serviço" pra desenhar seu futuro, um homem com asas, queria ser piloto de avião, mas o que lhe sobrou foi o sonho de um oitão na cintura, é, Zeca prefiria ainda a primeira opção. Sonha com o dia em que voltará pra escola, e poderá abraçar seus colegas e apenas direcionar seu futuro sem pistola na mão.

- Karina mora no vale do Jequitinhonha, o Presidente Lula prometerá, o bolsa-família finalmente chegará. Ela agora comemorava poderia finalmente devidir os 120 reais com sua família que eram 7 no total, cinco irmãos seu pai e sua mãe. É sim, agora daria pra comprar o lápis e o caderno, agora ela sorria, por um momento sonhava, se sentia feliz.

Pertubado na carteira, não via a hora de ir embora, maldita hora que fui falar mal do filme do Zéze de Camargo e Luciano o " Dois filhos de Francisco". Ah, também a professora me soltou logo essa:

" Pessoal não deixem de assistir no cinema, o " Dois filhos de francisco" é muito bom heim"

E eu não me contive e soltei:

" Credo professora, que porcaria, vamos assistir algo mais instrutivo! "

Resultado: Renato, pra fora da sala.

Não sei o que fiz de mal, só por quê falei mal do filme dos babaca sertanejo. Vamos assistir algo mais instrutivo, um filme que fale de raíz.

Estatuto da Criança e do Adolescente, aqui no Brasil não passa de piada.

Nenhum comentário: