15.7.07

Explicando a poesia!!!!!!!!

Eu coloquei aqui no blog por três vezes apoesia "antônio" que conta a história de um menino que vende doces em ônibus em São Paulo, e é apaixonado por leitura e artes plásticas. Na poesia à uma comparação da realidade com a ficção da rede globo, entenda-se o filme antônia que chegou as locadoras esse mês. Bom indo direto ao assunto, eu gostaria de explicar um verso da poesia, e a minha visão perante o cinema nacional. À um verso na poesia que diz: " Quem diria o guerreiro bom Thaíde fazendo parte desse jogo". O que acontece, pode haver pessoas que posssam interpretar mal esse verso, e achar que eu estou dizendo que o Thaíde se vendeu, o que não é verdade, e nem passa pela minha cabeça. Na verdade a verdadeira intenção nesse verso é dizer a minha insatisfação em ver um grande ícone do hip-hop nacional, nesse filme promovido pela globo filmes, ou o plim plim plim como preferir. Pois eu acho que a intenção da globo foi mais uma vez tendenciosa com esse filme, quer só recuperar algum prestígio perdido pela grande massa ( a maior parte da população a periferia). E vejo o Thaíde como um ídolo e como um cara super inteligente, que sabe colocar sempre bem suas palavras, seja no RAP, seja na vida. E recentemente lançou um cd muito bom, que tem só balanço loco pra nóis. O nome do cd é Thaíde Apenas, eu recomendo. A seguir eu deixo a poesia pra vocês analisarem e comentarem a respeito.

Antônio

Antônio
Antônio é comerciante,
vendedor de Chocolate em ônibus do bairro,
Antônio tem um sonho Revolucionário,
Sonha em ser Artista plástico,
Pra ele toda desenho é um marco na vida do ser humano,
Esse é um sonho que ele alimenta desde seus primeiros
anos,
Isso é se o seu grupo de Rap não for pra frente,
e se o Corinthians não aceitar seu futebol,
Nada mais gratificante pra Antônio, do que a música,
que música aquela do Facção Central, Conciência
Humana, Realidade Cruel,
Tim Maia, James Brown, Sandra de Sá, Bezerra da Silva
etc etc etc,
Mas também ele não dispensa aquele jogo de domingo,
Em que passa o time mais lindo de todas as nações,
Antônio até almeja um dia entrar pra Gaviões,
Algumas vezes Antônio já se pegou rindo,
batendo falta como o Marcelinho numa final de Taça
Libertadores,
E depois com a taça curtindo o título com a fiel
torcida,
Mas acorda do sonho e decidi ligar a televisão,
Antônio é um garoto comum como qualquer um da
periferia,
Mas de repente para em frente a televisão e tem um
susto,
Um seriado global, com seu nome em formato feminino
diz tudo,
Que raiva pensou ele inquieto!
Mas uma vez vão nos manipular!
Vão extrair o suco périférico!
Pra depois chutar o bagaço!
Vão colocar suas marcas de cigarro, cerveja brahma e
até a vagabunda da Juliana Paes!
E logo depois vão ganhar toda a grana dos comerciais!
Antonio fica puto da vida com essas coisas!
Se fosse alguém Antonio até explodiria a porra da
Globo,
Quem diria o guerreiro bom Thaíde Fazendo parte desse
jogo,
Não Antônio não quer se deparar com isso de novo,
Imaginou até uma carta bomba, pro diretor da Globo,
Ficou louco, e raciocinando,
Entra ano e sai ano,
E a manipulação continua nos complicando,
Antônio não quer ver seu nome ali na televisão de
novo,
Mesmo que em formato feminino 3x4,
Antônio desligou o televisor do quarto,
E foi ler Capão Pecado!

Renato Vital Poeta e Escritor.
Eu não irei alugar Antônia! e você vai?

Nenhum comentário: