27.8.11

Heróis de ontem...Heróis de hoje - com Alessandro Buzo

Alessandro Buzo e Renato Vital


Heróis de ontem, Heróis de hoje - com Alessandro Buzo.


Porquê fazer tantos corres ao mesmo tempo, a periferia de São Paulo respira cultura, e não foi o governo do estado, muito menos a prefeitura, quem promoveu tudo isso.

Ah quem acredite muito em ongs, eu também acredito em algumas, de trabalho sério.

Ah quem acredite na cultura massificada, enlatada, que a mídia nos empurra guela abaixo todos os dias. Ah os que acreditam na cultura elitista e conservadora, que exclui de forma escancarada a periferia paulistana, de participar e fazer sua cultura e sua arte popular e verdadeira.

Eu?

Acredito em pessoas que fazem a diferença, e sozinhas se transformam num movimento cultural, que inclui e promovem a periferia em seus trabalhos, suas expressões e diferentes formas artísticas.
Acredito em pessoas que trabalham 24 por 48, pra sustentar sua família através da cultura, pra fazer sua cultura se valorizar e ganhar o mundo e pra divulgar o trabalho de quem não tem dinheiro pro Jabá da mídia ou não consegue se incluir no rol dos intelectuais imbecis, que acham que a literatura, música e arte, são vinhos pra ficarem guardados ao bel prazer da elite e no qual a periferia não pode se servir nem participar.

Eu acredito em quem envolve seus próprios familiares pra correrem atrás de seus sonhos, e também ver o sorriso de quem sonha em ver sua arte, escancarada por essa cidade e até mesmo pelo mundo afora, pois pra quem sonha, nada é impossível.

Eu acredito em quem se preocupa com o bem estar dos amigos, e mesmo não tendo obrigação alguma, promove shows e eventos diversificados, pra colocar a cultura popular, a literatura marginal/periférica e a música periférica em seu devido e merecido lugar... entre os melhores e maiores.

Eu disse "obrigação alguma"... talvez esteja enganado, pois ele também acredita que: " Todo homem é culpado, do bem que não fez".

Eu acredito, acredito sim, e acho que ele:

Alessandro Buzo.

É um herói de hoje sim. Não só pra sua esposa Marilda Borges, ou pra seu filho Evandro Borges.
Mas pra todos nós que acompanhamos seu trabalho, dia a dia, e sua caminhada na literatura marginal e no Hip-Hop. Parabéns Buzão, é apenas um título símbolico, mas é de coração, vindo de um amigo, que sabe a sua luta, carreira, sofrimentos e glórias.

Acompanhe abaixo mais sobre esse herói chamado Alessandro Buzo:

Livros de Alessandro Buzo

O Trem - Baseado em Fatos Reais (2000)
Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista (2004)
O Trem - Contestando a Versão Oficial (2005)
Guerreira (2006) - Editora Global (2007)
Favela Toma Conta (Aeroplano Editora - 2008)
Buzo 10 Anos - Livro Comemorativo 10 anos de Carreira (2010)
Hip Hop - Dentro do Movimento (Aeroplano Editora - 2011)
Curador de cinco coletâneas chamada pelas periferias do Brasil


O que dizem de Alessandro Buzo

Para Heloisa Buarque de Hollanda, "surge um fenômeno mais amplo, não restrito aos guetos, e que ressoa e estimula a cultura urbana de forma explosiva e irreversível. Alessandro Buzo é uma liderança no campo da literatura de periferia. Seu texto limpo e ágil tem feito, em seus romances e contos, a crônica de um novo São Paulo que vem surgindo com força e marra para dizer a que veio".

Xico Sá o classifica como herói que enfrentou a "real da guerra". "Quando eu escuto falar em herói não penso em Batman, no Super-Homem ou em outros bonecos americanos. Muito menos nos personagens nacionais da mídia sensasionalista que fabrica e destrói uma celebridade a cada 15 minutos. Herói no meu entendimento, é gente que enfrentou a 'real da guerra', como o escritor Alessandro Buzo, que nos apresenta agora mais esse baita livro sobre sua trajetória. Uma aula de sobrevivência e combate. A força da mente e da caneta afiada. Salve! E parabéns pela vida e pela narrativa!"

Eleilson Leite da Ação Educativa diz: "sozinho o Buzo já é um movimento cultural".

O que faz Alessandro Buzo:

- Promove o Favela toma conta anualmente

- Apresenta o quadro Suburbano no programa Manos e Minas da tv cultura.

- Tem uma livraria no centro de São Paulo, no qual promove o Sarau Suburbano Convicto.

- É o criador do espaço suburbano convicto que desenvolve diversas atividades, para jovens e crianças no Itaim Paulista.

- Participa de palestras e debates pelo Brasil inteiro, sobre seus livros e também sobre o Hip-Hop em geral.

Pra conhecer mais sobre esse herói acesse: http://www.buzo10.blogspot.com

Buzo no provocações da tv cultura

Parte 1


Parte 2


Parte 3


E dia 30 de agosto tem o lançamento de mais um de seus livros: Do conto a poesia. Uma viagem de Alessandro Buzo no mundo da poesia e realidade que o cerca.






Um comentário:

Thiago Nogueira disse...

O País precisa de mais pessoas como ele.